segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

É HORA DE TENTAR - Arroz com talos de agrião e quinoa vermelha - parte 12

     

     Uma caminhada e tanto estava se apresentando, convidando a saborear encontros e adversidades, a aprender a lidar com aquilo que não estava nos planos, não fazia parte da receita. A vida começou a se apresentar como ela é, sem molde, sem garantia, contudo surpreendente.
     A cozinha se mostrava como o lugar ideal para deixar acontecer, um verdadeiro local de treinamento onde a cada instante Eu podia me abrir para tentar, experimentar, ver no que ia dar, me sentia segura, livre de riscos. O que podia acontecer além daquela comidinha ficar intragável?
     Essa liberdade de ousar me levou a descobrir sabores incríveis, era um tal de misturar lé com cré, de deixar de lado a fala :" Será que vai dar certo?", de cozinhar daqui, de brasear dali, de trazer alegria e leveza para Cozinheira, de desfrutar dos aromas que surgiam, de sentir os olhos salivarem.
     Eu me enchia de prazer ao transitar livremente entre as possibilidades que os alimentos ofereciam, era como se uma camisa de força tivesse sido arrancada, Eu podia dar vazão a  minha criatividade, e isso era simplesmente demaissssssssssss!!! 
     Conforme esse Sim Eu posso, Sim Eu consigo, ia sendo assimilado as criações iam ficando mais viajantes, mirabolantes, reconfortantes, deslumbrantes.
     Para se aventurar nesse mundo, onde o seu Sim tem mais valia, você pode começar experimentando descobrir novas possibilidades para o seu arroz. Você sabia que não é só alho e cebola que dão sabor ao arroz? Você já fez arroz com louro? gengibre? açafrão? gergelim? manjericão?...
     Você sabia que existe uma grande variedade de arroz? Arroz agulhinha integral , arroz cateto integral, arroz negro, arroz vermelho, arroz cateto polido, arroz jasmine, arroz basmati,...
     Já pensou em acrescentar outro grão ao seu arroz? Sim, você pode colocar ervilha seca, lentilha, grão de bico, quinoa,... 
     O arroz é um alimento que traz um quê de conforto, acolhimento, docilidade, amorosidade, um grão que convida a descobrir o novo. Sua neutralidade é um convite para ousar.
     Tente, invente, faça um arroz diferente!!! 
     Como não resisto a dar um empurrãozinho, uma ajudinha, deixo aqui uma receitinha pra você ver o quanto um simples arroz pode surpreender!!!



Arroz com talos de agrião e quinoa

Ingredientes
1 xícara de arroz  cateto polido
1/4 de xícara de quinoa vermelha
1 xícara de talos de agrião
1 colher de sopa de azeite
2 e 1/2 xícaras de água
Sal marinho 

Modo de fazer
Leve uma panela ao fogo com o azeite e os talos de agrião
Salteie por um minuto
Acrescente o arroz e a quinoa lavados, e mexa integrando os sabores.
Junte a água e o sal.
Quando a água ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos.
Desligue o fogo e mantenha a panela fechada.
Desfrute do sabor de fazer diferente!!!



As descobertas na cozinha me levaram a descobertas internas, e assim cada alimento tinha um porquê, algo mágico acontecia e surgia um convite para a falar com as comidinhas, me aventurar e sentir. Péra lá, como assim "sentir"??? Quando fiz essa perguntinha inocente uma avalanche de percepções começou a jorrar. Pude reconhecer que tinha medo de sentir, e de certa forma preferia 






Nenhum comentário:

Postar um comentário