domingo, 27 de julho de 2014

ALIMENTAÇÃO INTEGRATIVA, UMA TRANSIÇÃO DO COMER PARA O COMUNGAR

   


     A Alimentação Integrativa reconhece no alimento uma ferramenta de conexão que pode ampliar a comunicação com suas vontades internas, possibilitando alimentar-se de forma consciente e conduzindo à sabores únicos.  

    Trazer consciência para o processo alimentar, movimento que envolve o comprar, transformar, apreciar, integrar e eliminar, permite saber o que nutre e o que está sendo nutrido. 
     Tudo muito fácil de fazer, basta se habituar a perguntar e ouvir. Porém se antes você perguntava aos outros agora quem vai perguntar e responder é você!
    Com uma postura confiante e atenta comece a questionar: “Estou com fome?”, “Preciso me alimentar?”, “O que me satisfaz?”, “O que estou nutrindo?”, “Este alimento me nutre?”, "Quais são as sensações que este alimento desperta?", "Este alimento me traz vitalidade?,... Quem vai responder? Você, seu Ser interior, aquele que tudo sabe!!!

    O encontro com este instrutor interno, dono do poder de orientar, revela que o saber vem de dentro. Quando existe o hábito de procurar a verdade interior, se prender a saberes externos perde o sentido. A intuição se manifesta, a confiança cresce, o poder pessoal se estabelece.

    Acolher a informação recebida, não abre espaço para julgamentos, críticas, culpa,... Um vínculo se estabelece com o Ser, que assume o poder de conduzir as escolhas alimentares.

    Os alimentos passam a revelar algo além de seus nutrientes, torna-se possível perceber as sensações que precipitam. Alguns falam de equilíbrio, alegria, ação, outros levam a estados que dificultam reconhecer o prazer em viver.

    Existe a transição do comer para o comungar. Alimentar-se é uma oportunidade de praticar a escuta, estreitar e fazer crescer o vínculo com o Ser.

Texto escrito para o site: www.nazareuniluz.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário