terça-feira, 22 de abril de 2014

BENÇÃO DO ALIMENTO - BHAVAGAD GITA -BRAHMARPANAM




Na Ayurveda, sistema milenar de cura nascido na Índia, os sons são reconhecidos por seu potencial curador, sendo utilizados para restabelecer o vínculo do Ser com os ritmos da Natureza.

Esta ciência utiliza mantras, sons ou palavras para curar a mente, desde suas camadas mais profundas até suas manifestações exteriores, os quais repetidos de forma regular funcionam como instrumento de transformação psicológica.

O mantra é um meio de se livrar do condicionamento da mente, dispersando o som inconsciente e os modelos padronizados de pensamento. Revitalizam as células do cérebro inspirando a mente a produzir pensamentos fluentes, claros, harmoniosos.

A Alimentação Integrativa acredita que a cura do Ser vêm de seu encontro com a Natureza, estar em contato com os ciclos naturais e fluir segundo eles, possibilita a harmonia com o Cosmo, promovendo a unidade, o equilíbrio, a paz.

Os sons surgem como uma forma de criar esta sincronização, pois estamos imersos em um oceano de energia sonora, conforme a citação de Fritjof Capra, no livro Tao da Física: "Os padrões rítmicos aparecem em todo universo, desde o muito pequeno até o muito grande. Os átomos são padrões de ondas de probabilidades, as moléculas são estruturas vibratórias, e os organismos vivos manifestam padrões de flutuação múltiplos e interdependentes. Plantas, animais e seres humanos têm ciclos de atividade e descanso, e todas as suas funções fisiológicas oscilam em ritmos de diferentes periodicidades."

Entoar o mantra Brahmarpanam - Oração do Alimento, amplia a conexão do Ser com o Cosmo, emanando gratidão Àquele que nos deu a consciência pelo alimento, pela vida e por todas as coisas.

Brahmarpanam

Brahmarpanam Brahma Havir 
Brahmagnau Brahmanaahutam
Brahmaiva Tena Ghantavyam
Brahmakarma Samadhina


O ato de oferecer é Brahman.
O oferecimento é Brahman.
O oferecimento é feito por Brahman no fogo sagrado que é Brahman. 
Ele sozinho atinge Brahman, que, em todas as ações, é completamente absorto em Brahman.


Nenhum comentário:

Postar um comentário