SABORES DA ALMA

ENCONTRANDO A PAZ COM A ALIMENTAÇÃO INTEGRATIVA

Faz anos que venho falando sobre Alimentação Integrativa, e vou confessar que no início achava tudo muito estranho, afinal seria Eu capaz de criar qualquer coisa? Quais seriam as bases que trariam credibilidade ao tema? Poderia ser uma visionária? O que queria dizer através dessa tal Alimentação Integrativa?
Quem me acompanha já deve ter visto diversas definições que foram sendo

Leia mais   >

DESCUBRA SEUS DONS

Você já pensou na cozinha como um grande laboratório, um verdadeiro centro de alquimia, onde vários ingredientes se misturam trazendo um novo sabor? Você já percebeu que neste lugar o alimento é transformado, adquirindo um novo formato, uma nova textura? Não existe certo, errado, apenas o que é.
Sim, este é um lugarzinho mágico e pra lá de inspirador! Um lugar para ousar


Leia mais   >



Tem dias que a gente se sente meio perdido, quase desorientado. É um tal de querer e não saber o que, como, ou porque. Fica uma coisinha latejando dentro do peito mostrando, falando, apontando pra uma insatisfação interna.
Só sei que é um Deus nos acuda. A respiração  fica apertada, a comida desce invertida, a ansiedade dá as caras, e até parece que você engoliu um sapo que



QUE TAL SAIR DO LUGAR COMUM?

Sair do lugar comum é sempre um convite que inspira a descobrir novas possibilidades. Quanto mais nos permitimos nos aventurar pelo desconhecido, mais nos abrimos para as surpresas da vida, e assim um monte de coisa que você não via antes, ou até mesmo não dava importância, começa a aparecer te

Leia mais   >

ALIMENTANDO O SER INTEGRAL

Trazer integridade para alimentação é um dos propósitos da Alimentação Integrativa, assim cada prato é pensado para contemplar a nutrição e o bem estar do Ser Integral.
Proporcionar estados de satisfação ao se alimentar envolve compor a mesa com consciência, estimulando o despertar do prazer fundamentado em um Ser 

Leia mais   >


COZINHE, FAÇA DIFERENTE

Ousar e experimentar novas possibilidades pode trazer um gostinho a mais para sua mesa, seu dia, sua vida.
Muitas vezes me vi a repetir pratos velhos conhecidos, montava um cardápio fixo para cada dia da semana, acreditando que assim tudo estava sobre controle. 

Leia mais   >

DIÁLOGO INTERIOR

Preservar as águas do planeta pode começar com a preservação das águas do seu corpo, um movimento de dentro pra fora, onde o cuidar se estende ao Todo.
As águas falam de fluidez, leveza, acolhimento,..., contemplam as emoções, inundam o sentir. O equilíbrio é sempre bem vindo, nunca muito, nunca pouco.

Leia mais   >

ALIMENTAÇÃO INTEGRATIVA, RELATOS DE EXPERIÊNCIA

A cada dia me surpreendo mais com a atuação da Alimentação Integrativa, acho que ainda não sei mensurar seu potencial. Foi muito difícil acreditar que era possível criar algo diferente, que aquilo não era viagem minha,  funcionava e trazia bem estar, equilíbrio, autoconfiança, possibilitava alterar padrões de comportamento, diluía medos, promovia consciência.

Leia mais   >

AMAR, AMOR, AMAR

Existem momentos em que a vida pede por amor. Amor por você, familiares, amigos, vizinhos, cidade, país, planeta, Terra, Todo.
Esta fome é tudo de bom, pois estimula a busca por formas de nutrir este sentimento, fortalecendo e fazendo com que cresça cada vez mais.
Nesta onda de descobertas o manjericão surge como a erva do amor


Leia mais   >


ESCUTA INTERNA 

Sabe aqueles dias em que você chega em casa com fome, segue para cozinha e fica ali olhando, pensando, buscando por algo para comer, mas nada parece fazer seus olhos saltarem? A dúvida fica no ar, cutuca, incomoda, e não sacia.
É hora de parar e se perguntar: "Eu tenho fome de que? do que?"
Se está achando que a resposta não vem, faça o teste e se abra as surpresas que

Leia mais   >


ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE

Sentar  à mesa pede por consciência, servir a mesa também!
É preciso refletir e descobrir o que se quer alimentar e como. Essa investigação ajuda a direcionar as escolhas alimentares, possibilitando deixar de lado comidinhas que distanciam da real nutrição.
Esse querer saber fortalece sua conexão com sua vontade interior, fazendo

Leia mais   >

O PODER DO DETOX

Você sabia que detox é uma atitude sustentável?
Você já percebeu que quando inicia um processo de detox também está contribuindo para limpeza do planeta?
Pois bem, quando você começa a limpar a sua casa, o seu corpo, vai tomando consciência de que algumas coisinhas perderam o sentido, que insistir em


Leia mais   >


DICA DETOX

Detox é a redução da palavra inglesa "Detoxification", que significa desintoxicação em português, ou seja, um estímulo para o organismo eliminar toxinas.
Toxinas são absorvidas através de produtos industrializados repletos de conservantes, aditivos, corantes, estabilizantes, alimentos com agrotóxicos,...

Leia mais   >


MÃE TERRA, FONTE DE NUTRIÇÃO E CURA

Terra, grande fonte de sustento, Mãe que nutre, acolhe, e cura os males do corpo e da Alma.
Repleta de encantos, convida a entrar em contato, pisar no chão, descarregar toxinas e tensões, revigorar o corpo e tranquilizar a mente. 
Experimente acalmar as emoções deitando-se sobre a grama. Você pode fazer 

Leia mais   >



ALIMENTAÇÃO INTEGRATIVA

Alimentar-se é um convite para ir além. O alimento se apresenta: beleza, aroma, sabor,..., o prazer serve a mesa e faz transbordar a vontade de perpetuar o instante. A vontade não é de mais, e sim de algo mais. Um olhar atento revela o aspecto sagrado do alimento, que nutre o Ser com a energia da fonte Divina.


O PODER DA MAÇÃ

Doce, suave, saborosa, marcante, já sabe o que é?
Se pensou em maçã acertou!
Cheia de doçura esta fruta convida a limpar, purificar. Repleta de propriedades adstringentes chega estimulando a deixar ir sentimentos, emoções, pensamentos, que já deixaram de ter um porquê de existir.


Você sabia que existe um mundo de especiarias? Você lembra que as especiarias foram o grande motivo da descoberta da Terra Brasilis? Já se perguntou o que será que têm de tão especial para mobilizar uma frota expedicionária ao redor do mundo? 
As especiarias além de trazer um sabor diferenciado as criações culinárias 

Leia mais   >


É HORA DE CUIDAR DE VOCÊ COM AMOR!!!

Setembro chegou trazendo com ele a primavera e suas flores, convidando a viver o desabrochar pro dia, pra vida!
Essa coisa de ficar esperando o ano terminar para começar a dar um jeito na casa, rever os caminhos, cuidar do corpo e coisa e tal, não tá com nada. O grande negócio é aproveitar esta transição em que estamos para poder florir 

Leia mais   > 

INVERNO DOCE, FRUTAS AQUECIDAS

O inverno se apresenta e com ele a vontade por doces. As frutas são vistas meio de lado, não despertam o desejo como no verão, e os doces chegam cheios de calorias, gorduras e açúcar refinado. 
E agora o que fazer para não chegar ao fim da estação com o corpo intoxicado e alguns quilinhos a mais? Como atender essa vontade de doces se as frutas não

Leia mais   >

DESCUBRA COMO CONQUISTAR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Seguir os passos de uma alimentação saudável não significa abrir mão do sabor. Na verdade este caminho é muito divertido e surpreendente, diversas possibilidades se apresentam quando você decide mudar de hábitos, revelando o quanto é fácil e prazeroso se nutrir de forma consciente.
Algumas noções de bioquímica norteiam a alimentação saudável e ajudam



Faça o seu pedido, você é quem manda!!!
Você já parou pra pensar que é você quem determina o que o vai ter no mercado? Que o comércio está sempre procurando oferecer aquilo que você quer? Que o aumento da produção de alimentos orgânicos, naturais, saudáveis, está diretamente ligado aos seus desejos? 

Leia mais   >
ALIMENTAÇÃO INTEGRATIVA AMPLIANDO A INTUIÇÃO

Muito se fala sobre intuição, mas se apropriar desta fala interna as vezes parece difícil, até mesmo meio viajante. Por vezes é possível ouvir algumas vozes internas, porém saber discernir qual é de fato a voz que vem da alma pede alguma prática.
A cozinha, da Alimentação Integrativa, chega toda faceira a convidar a 

Leia mais   >

O PODER CURADOR DO ALIMENTO

Hipócrates, o pai da medicina, trouxe o seguinte saber: "Faça do seu alimento o seu remédio, e do seu remédio o seu alimento". Compartilhando deste conhecimento a Alimentação Integrativa reconhece no alimento uma grande ferramenta de cura, a qual vê de forma abrangente, não se limitando aos benefícios das tabelas nutricionais.

Você já se perguntou qual é o seu sabor? O que te faz rir, pulsar, Ser? Quanto você sabe sobre você? Você já parou pra ouvir seus desejos? Quanto você dá de espaço para que eles se manifestem? Você ousa deixar seu Ser se expressar?
Mergulhar neste mundo de questionamentos pede silêncio, convida a vivenciar uma busca interna, então nem pense em sair procurando respostas na 


Leia mais   >


CURA TE A TI MESMO

O poder da intuição é um saber disponível, nato, interno, pertencente a todos os seres. Contudo a busca incessante pelo conhecimento externo trouxe afastamento deste potencial, dificultando a escuta das verdades reais.
Para cultivar o renascer deste saber é preciso entrega, confiança para crer que o Ser mais do que ninguém sabe quais são suas reais necessidades, que ele é 


Leia mais   >


O PODER DAS ERVAS

O poder das ervas é reconhecido por diferentes culturas, um saber que foi sendo difundido e por vezes calado. Atualmente existe um grande movimento de resgate deste conhecimento ancestral, alguns estudiosos se apropriam de um conhecimento científico para desvendar as possíveis formas de uso e benefícios provenientes das ervas.

Leia mais   >

QUAL É O SEU SABOR?

Você já parou pra saber qual é o seu sabor? Qual é a sua música? O que te faz rir e pulsar? O que faz seu olho brilhar? O que te leva a seguir? Quem você É? Qual o seu desejo? Qual o seu sonho?
As respostas saltaram de uma vez, ou ficou difícil de responder? Perguntinhas básicas, simples, porém quando olhadas com cuidado parecem complexas, 


Leia mais   >



BENÇÃO DO ALIMENTO - BHAVAGAD GITA -BRAHMARPANAM

Na Ayurveda, ciência da longa vida, sistema milenar de cura nascido na Índia, os sons são reconhecidos por seu potencial curador, sendo utilizados para restabelecer o vínculo do Ser com os ritmos da Natureza.
Esta ciência utiliza mantras, sons ou palavras para curar a mente, desde suas camadas mais profundas até suas manifestações exteriores, os quais repetidos 

Leia mais   >

BENEFÍCIOS DE UMA DIETA SEM LACTOSE

 Abrir mão do consumo deste tipo de alimento traz saúde para o Ser Integral. Os intestinos funcionam melhor, o muco desaparece,  a comunicação interna desfaz-se das interferências,  a alegria de viver apresenta-se, a relação com o outro mostra-se fluída, a vida acontece em consonância com a Natureza.         
A crença de que o consumo de leite pelo ser humano é essencial para sua

Leia mais   >


ALIMENTAÇÃO INTEGRATIVA, UMA TRANSIÇÃO DO COMER PARA O COMUNGAR

A Alimentação Integrativa reconhece no alimento uma ferramenta de conexão que pode ampliar a comunicação com suas vontades internas, possibilitando alimentar-se de forma consciente e conduzindo à sabores únicos.  
Trazer consciência para o processo alimentar, movimento que envolve o comprar, transformar, apreciar, integrar e eliminar, permite saber o que  



Hoje é dia de 
Celebrar,
Viver, 
Cantar,
Sorrir, 



Com uma grande variedade de ervas disponíveis a escolha pode parecer desafiadora, contudo você pode deixar-se guiar pelo sabor que te agrada, o aroma que te encanta e a facilidade de cultivo.
Algumas ervas são mais resistentes e estimulam a vontade de semear, dentre elas temos: tomilho, manjericão, hortelã, alecrim, orégano e salsinha.


ALIMENTAÇÃO SEM GLÚTEN, LACTOSE, CARNES, OVOS, AÇÚCAR,..., UM CONVITE PARA IR ALÉM

Pensar em uma dieta sem glúten, lactose, carnes, ovos e açúcar, as vezes pode parecer coisa do outro mundo, algo meio impossível, causa expressões de espanto, fazendo surgir um grande ponto de interrogação que diz: "E agora o que eu como?"


LIMPAR, HARMONIZAR, PURIFICAR

Limpeza traz um ar de frescor, leveza, acolhimento, bem estar,..., é tudo de bom. Estender essas sensações para o corpo conduz a rever hábitos alimentares, cuidar, honrar e se alegrar pela oportunidade da vida. Um convite para que a harmonia se expanda e integre o Ser como um todo, manifestando equilíbrio, beleza, saúde, vitalidade,...


VOCÊ TEM FOME DE QUE?

Refletir sobre alimentação traz algumas questões: "O que eu alimento?", "Como alimento?", "Porque alimento?" A princípio tudo bem fácil de responder, alimento meu corpo, com comida, porque tenho fome, mas será que é só isso?Qual é a fome que me motiva a buscar o alimento?
Quando a fome vem a partir da consciência, sai em busca de

Leia mais   >


PRAZER EM BRINCAR COM A COMIDA

Os passeios à feira permitem admirar cores, formatos, texturas, e aromas, os alimentos despertam a vontade de conhecer um pouquinho mais, de cativar, explorar, misturar, transformar, brincar! Sim, brincar com o alimento!
Eu cresci escutando "Para de brincar com a comida e come tudo!", "Com comida não se brinca!", e eu seguia aquela


Leia mais   >

SABOR DE AMOR

"Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo"
Walter Franco

Leia mais   >














Um comentário:

  1. Anah.. sua missão de vida é maravilhosa.. você fala de tudo que minha alma anseia. um abraço!

    ResponderExcluir