terça-feira, 1 de agosto de 2017

FEIJÃO, SAIBA COMO APROVEITAR MELHOR SEUS NUTRIENTES


O feijão é um dos alimentos que está presente na mesa de muitos brasileiros. Adoram o clássico arroz com feijão, a feijoada, o feijão tropeiro, o tutu de feijão e por ai afora. A culinária brasileira tem o feijão como uma grande estrela cheia de histórias para contar e sabores também.

Eu tenho lembranças do feijão da Mada. Uma mineira de mão cheia que cozinhava lá em casa derramando um tanto de amor em suas comidinhas. A Mada se foi, mas deixou um tanto do seu gostinho nas memórias de quem provou do feijão de suas panelas.

Você também tem o feijão que faz sua boca salivar?

Pois essa leguminosa é uma fonte de proteína e tanto. 

Sabiamente compõem os pratos de muitas famílias. Garantindo um bocado de nutrição às crianças e todos mais.

Você sabia que sua mesa pode ficar mais nutritiva se deixar o feijão de molho antes de cozinhar?

Pois é, um pequeno detalhe que faz toda diferença na absorção dos nutrientes. Eu diria que é uma sabedoria ancestral hoje explicada pela ciência.

Minha avó sempre tinha os grãos de molho sobre a pia. Dizia que assim cozinhavam mais rápido. Eu penso que ela tinha um saber a mais, intuitivo. O tempo passou, a panela de pressão chegou às casas e o feijão passou a seguir direto para ela.

Deixar de molho as leguminosas, feijão, grão de bico, lentilha, ervilha,..., retira seus antinutrientes. Facilitando a digestão, evitando a formação de gases, potencializando a absorção de ferro, cálcio e zinco.

Uma prática simples e fácil de ser adotada. É só colocar os grãos em uma vasilha, cobrir com água e deixar repousando por pelo menos 8h. Você pode colocar de molho a noite para prepará-los pela manhã.

A  água do demolho deve ser dispensada e os grãos lavados antes de seguirem para panela.

Seu feijão vai cozinhar mais rápido e sua família vai fortalecer.

Beijo doce

Anah

Nenhum comentário:

Postar um comentário