quarta-feira, 26 de julho de 2017

MEU FILHO NÃO QUER COMER, O QUE FAZER?


Muitas mães veem seu filho se negar a comer frutas, legumes e qualquer alimento que se aproxime do saudável. Entram em crise com seu propósito de garantir que seus pequenos tenham bons hábitos alimentares, cresçam fortes e saudáveis.

Seguem em busca de soluções. Preparam saladas coloridas, camuflam verduras, chegam a fazer pratos desenhados buscando conquistar as crianças. Gastam um tanto de tempo na cozinha fazendo malabarismos mil para contemplar a refeição do dia com um prato colorido.


Porém as crianças mal sentam à mesa e já se põem a reclamar, a dizer que vão comer só um pouquinho, ou até mesmo se negam a engolir uma única colherada.


Você já passou por isso?


Pois eu conheço um tanto de mães que sim, inclusive eu.


Algumas mães insistem, outras desistem.


Desesperadas ao ver seu filho se negando a comer passam a encher os armários de casa com um tanto de caixinhas com cara de alimento. Ficam aliviadas com embalagens com rótulos que dizem: saudável, natural, vitaminado.


Mas no seu coração sabem que nada se compara às folhas verdinhas de um pé de couve.


O que fazer para encantar o paladar infantil, fazendo os olhinhos de seu filho brilharem pedindo bis?


A melhor pedida é descobrir o tempero que os agrada. Sim, muitas vezes só é preciso mudar o tempero para atrair os pequenos.


Como descobrir os sabores que os fazem sorrir para um prato de legumes?


Leve-os para cozinha e apresente algumas ervas como manjericão e alecrim, rasgue as folhinhas aprecie o aroma desprendido. Estimule-os a fazer como você, a sentir.


Observe seus rostinhos. Alguns irão levar as folhinhas direto à boca, outros precisarão ser incentivados a prová-las. Ai você experimenta e convida seu filho a fazer igual.


Se ainda houver resistências, não insista obrigando-o a provar. Em um novo dia chame-o a estar na cozinha novamente, leve mais algumas crianças e divirtam-se à saborear.


Aos poucos você vai descobrindo do que ele gosta e passa a usar esses temperinhos em suas comidinhas.


Tem um tempero que chamo de pó de pirlimpimpim que encanta um tanto de crianças. 


Você pode salpicar sobre saladas, saltear cenouras, temperar o arroz e até o feijão. Também pode ser levado à mesa para que os pequenos os salpiquem sobre seus pratos.


Para fazer esse pózinho mágico você vai precisar de duas colheres de sopa de gergelim branco integral (com casca).


Ai é só levar uma frigideira ao fogo médio com o gergelim. Quando as sementinhas começarem a saltitar você retira do fogo. Verte o gergelim em um almofariz, uma cuia para moer, e o transforma em pó granuladinho.


Deixe que ele se envolva no preparo. Fale para ele escolher um pote bem bonito pra levar à mesa. Conte que foi ele quem fez, convide todos à provarem, agradeça por sua ajuda.


Desfrute desse momento com seu filho.


Beijo doce



Anah Locoselli


Nenhum comentário:

Postar um comentário