terça-feira, 6 de junho de 2017

SOPA CREMOSA DE CENOURA COM AGRIÃO - RECEITA COM POESIA



Ontem chovia um tanto aqui em São Paulo dando uma vontade de colo, de comida quentinha, porém o fim da tarde chegou levando embora a luz do dia e a de casa também, que se foi sem previsão para voltar.

Um tanto inquieta na escuridão que se fazia peguei a luz de emergência e segui para cozinha certa de que ali não veria o tempo passar.

Pois foi assim mesmo que aconteceu.

Apaixonada que sou por caldos e sopas achei mais um motivo para me abraçar naquela noite preparando um creme enternecedor. De olho na geladeira saquei o maço de cenouras, lavando-as, descascando e cortando em pedaços.

Joguei tudo na panela junto com uns talos de salsão, ai deixei cozinhar até ficarem macias. Enquanto a cozinha era preenchida pelo vapor adocicado segui cortando talos de agrião e pedacinhos de gengibre.

Na minha vontade buscava por um creme de cenoura, achando soluções para torná-lo real mesmo que a luz não voltasse, cantando junto com Cecília Valentim trazendo um tempero a mais, abrindo os olhos para o Ser criativo.

Já experimentava amassar as cenouras com o garfo, agregando o caldo com o fouet, quando a vizinhança clareou.

Com a luz de volta às tomadas levei as cenouras e seu caldo ao liquidificador, então verti um fio de azeite até ficarem cremosas e ali deixei.

Na panela coloquei uns bocados de talo de agrião, o gengibre e um tiquinho de azeite, ai salteei um bocadinho saborizando o óleo de azeitonas, fechando os olhos e inspirando o aroma que desprendia do fogão.

Juntei o creme de cenoura mexendo e integrando os sabores que sobre a chama se complementavam.

Tirei do fogo e plantei galhinhos de agrião no caldo alaranjado que repousava no interior da panela de barro. 

Com sorriso no rosto apreciava o contraste das folhas esverdeadas com o sabor adocicado ligeiramente picante das colheres que sorvia.

E na noite chuvosa me sentia abraçada, aquecida, certa de que me nutria por inteiro, grata pela luz que vinha de dentro e me guiava na direção de acalentar os desejos do meu Ser. 

Se quiser provar aqui estão os ingredientes que usei:
- 500g de cenoura
- 800ml de água
- 2 talos de salsão
- 5 colheres de sopa de talos de agrião picado
- 1 colher de sopa de gengibre picadinho
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal
- Galinhos de agrião

Quando fizer conta pra mim.

Beijo doce

Anah Locoselli




Nenhum comentário:

Postar um comentário